O Vaticano se prepara para realizar a primeira Jornada Mundial das Crianças, nos dias 25 e 26 de maio. O Papa Francisco, em sua mensagem para esta ocasião, enfatiza a preciosidade de cada criança aos olhos de Deus.
Ser um católico fiel em Cuba pode ser difícil, e decidir se tornar um padre é geralmente o resultado de uma fé profunda e madura. No entanto, quando Rolando Montes de Oca entrou no seminário, o livro que levou consigo foi a “Bíblia da Criança – Deus Fala aos Seus Filhos”, publicada pela ACN.
“Eu era criança, mas nunca vou esquecer quando o nosso pároco chegou e me deu a Bíblia da Criança. Com esta Bíblia aprendi sobre o Senhor, sobre a história da salvação, e com ela me apaixonei por Deus. Esse Deus pelo qual me apaixonei me chamou para o sacerdócio, e esta é a Bíblia que levei comigo para o seminário. Claro que depois tive de usar outras Bíblias mais completas, mas esta continua a ser a minha favorita, porque foi a Bíblia que me ensinou sobre Jesus Cristo”, disse o padre à ACN.
Bíblia da Criança é, as vezes, o único livro conhecido
O Padre Rolando é uma das dezenas de milhões de crianças que aprenderam sobre Jesus através da Bíblia da Criança da ACN. Para muitas crianças ao redor do mundo, a Bíblia da Criança é o único livro que elas possuem.
O Padre Henrique Uggé, missionário italiano que trabalha com o povo Sateré-Mawé na Amazônia, explicou que “todos nós gostamos de ouvir, ler e meditar a Palavra de Deus em nossa própria língua, em nosso próprio contexto cultural e histórico”, acrescentando que a Bíblia da Criança também é uma importante ferramenta cultural, já que muitas das palavras usadas nas traduções começaram a cair em desuso, e assim são preservadas para as novas gerações.
A Bíblia da Criança foi produzida pela primeira vez pela ACN em 1979 para marcar o “Ano Internacional da Criança”. Ela foi, então, submetida à Terceira Conferência Geral Episcopal da América Latina, que aconteceu em Puebla, México. A Bíblia foi usada para auxiliar o trabalho pastoral da Igreja. Desde então, graças às generosas doações dos benfeitores da ACN, esta Bíblia foi traduzida para 194 línguas e dialetos diferentes, desde o assírio, a língua viva mais próxima da que Jesus falou, até o zulu. Nós consideramos que, em muitos casos, uma Bíblia será lida não só pela criança que a recebeu, mas também por irmãos e outros parentes. Então os 51 milhões de exemplares já impressos e distribuídos desde o início do projeto, há 45 anos, representam um público muito mais amplo.
Construindo confiança e autorrespeito nas crianças
Em muitos casos, a Bíblia da Criança é a única obra escrita em uma determinada língua, o que a torna especialmente importante para permitir que as crianças se relacionem com sua fé na mesma língua que falam com seus pais e em suas comunidades.
Lilian Omari, da Comunidade Missionária de São Paulo Apóstolo, contou à ACN como usa esse recurso em seu trabalho pastoral junto ao povo, no norte do Quênia. “Por ter imagens, eles podem ver, ler, tocar, sentir e até ouvir a Palavra. Essa é uma das coisas que tem ajudado na catequese, já que muitas das crianças não foram à escola e só falam Turkana. Somos muito gratos a todos os benfeitores que apoiaram este projeto, tornando possível a sua tradução para diferentes idiomas”, acrescentou.
Há países nos quais grande parte da população não fala a língua oficial. No sul do México, cerca de meio milhão de pessoas falam Tzeltal como sua língua nativa. Na Amazônia, onde muitas etnias ainda vivem em relativo isolamento, ter acesso à Palavra de Deus em sua própria língua pode construir confiança. Aliás mostra, também, que o cristianismo não é uma imposição estrangeira. Alfred Ajuong Mangui, catequista da Diocese de Rumbek, no Sudão do Sul, falou de como as crianças de suas turmas cresceram nesse sentido. “Com a Bíblia da Criança nós vemos as crianças crescendo com respeito. E com esse respeito elas vão desenvolver outras habilidades e um modo de vida”.
ACN mantém a Bíblia das Crianças há muitos anos
A Bíblia da Criança é um dos projetos mais antigos em curso da ACN. Com 194 idiomas já em circulação, a fundação continua trabalhando para permitir que mais crianças aprendam sobre o quanto Deus as ama e permitir que elas também O amem.